A sociedade vive, mais do que nunca, sob os domínios da ciência e da tecnologia, e isso ocorre de modo tão intenso e marcante que é comum muitos confiarem nelas como se confia numa divindade. Este comportamento ficou de tal forma arraigado na vida contemporânea que fomos levados a pensar desta maneira durante toda nossa permanência nos bancos escolares. A lógica primordial do comportamento humano é a lógica da eficácia tecnológica; suas razões são as razões da ciência. As notícias do dia-a-dia exacerbam as virtudes da ciência e da tecnologia; os produtos são vendidos calcados nas suas qualidades embasadas em depoimentos 'científicos'. É uma relação tão profunda a que se estabelece entre a sociedade e as máquinas que se traduz em incoerência e grave omissão as escolas de engenharia não procurarem ter uma atuação mais presente nas análises de seus resultados.As avaliações da ciência e da tecnologia e de suas repercussões na sociedade precisam seguramente tomar rumos mais claros e intensos nas atividades didáticas. Estes debates e discussões têm se tornado permanentes na grande maioria das instituições de ensino no mundo todo, realçando a sua pertinência e reforçando a necessidade de seguir o mesmo caminho nas escolas que trabalham a ciência e a tecnologia no Brasil. E não se trata de avaliar apenas os possíveis impactos que fatalmente a ciência e a tecnologia causam e causarão na vida de todos nós, mas sim, e principalmente, descobrir o irreversível a que tais usos nos conduzirão.Um dos motivos destes debates e discussões é, em parte, 'desmascarar' a ciência e a tecnologia. Parece que, em função do tipo de comportamento que este assunto assume entre os cidadãos, é urgente discuti-lo, para que a partir de tais análises possamos retirar a ciência e a tecnologia de seus pedestais ina-baláveis da investigação desinteressada da verdade e dos resultados generosos para o progresso humano. Estas análises devem ser processadas para expor todos os seus compromissos e dependências em relação às diferentes forças sociais, inclusive as menos favorecidas, que operam em nossa civilização. Dentro des-ta ótica, no entanto, devemos ter cuidado para não produzir o que poderíamos chamar de ‘vulgarização científica’, o que, longe de reduzir a alienação do homem com relação à ciência e à tecnologia, contribuiria, na realidade, para aumentá-la, fornecendo a ilusão, perigosa, de ter ‘compreendido o princípio’ sem entrar na essência da atividade da ciência contemporânea: sua complexidade, sua coerência e seu esforço (Moles, 1995).
Postado por Tassia
Postado por Tassia
aqui, resume tudo sobre à atualidade, ninguém mais consegue viver sem tecnologia, gostei do blog, parabéns !
ResponderExcluirAmei o blog , ele abordou temas que os adolescentes não conseguem viver sem como o post acima cita A sociedade vive, mais do que nunca, sob os domínios da ciência e da tecnologia, e isso ocorre de modo tão intenso e marcante que é comum muitos confiarem nelas como se confia numa divindade.
ResponderExcluirAchei bastante legal o blog, ele relata o que hoje em dia,talvez seja considerado por muitos algo essencial, principalmente para o publico jovem ." A lógica primordial do comportamento humano é a lógica da eficácia tecnológica; suas razões são as razões da ciência." portanto sociedade está ligada totalmente a tecnologia.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA tecnologia vem avançando cada vez mais, mostrando que existe vantagens e desvantagens com ela, isso modifica muito a sociedade.
ResponderExcluirObrigada a todos que visitaram o nosso blog!
POSTADO POR TASSIA.
Gostei!
ResponderExcluirNa verdade se pode até dizer que a sociedade é movida pela tecnologia e a cada dia que passa ela tem avançado e dominado cada vez mais!
Interessante a postagem, como a postagem relata, a tecnologia hoje em dia, é muito eloquente na sociedade, nos dias de hoje, a tecnologia tá acessível a todos!
ResponderExcluirGostei bastante da pastagem,estão todos de parabéns,achei o blog bem interessante pois fala sobre o aumento da tecnologia.Hoje em dia é difícil não se ter um computador em casa,nos adaptamos a tecnologia,a tal facilidade de vermos as noticias do mundo em tempo real,e isso é muito Bom!
ResponderExcluirJéssica R.
Um postagem otima ,aborda bem o assunto tecnologia na sociedade.vc jah imaginou a vida do ser humano hj sem todos esses aparatos tecnológicos que nos cercam? Pense bem! Sem celular, sem televisão, sem carros. E aí? O que você acha de um mundo assim?e muito ruim,pois a tecnologia faz part de nossas vidas hj e ou n e
ResponderExcluir? parabens a equipe pelo blog.
parabens seu blog esta massa, principalmente vc Yago na sua postagem ,pois vc fez um tipo uma enquete sobre a tecnologia.
ResponderExcluirAss:Renê Martins (8ª A)
abordou bem o assunto tecnologia na sociedade parabens pelas postagens ,bom fds.
ResponderExcluirMuito bom esse post, pois, apesar de eu não concordar com tanta tecnologia no mundo, ele mostra como a sociedade esta cada vez mais envolvida com esse mundo deixando as coisas naturais de lado.
ResponderExcluirBeijos.
Karoline Roxinho.
Muito legal Iago mas se você colocar o fundo onde estão escrito os assuntos de uma cor mas clara seria melhor para que as pessoas possam ler.
ResponderExcluirMas o seu trabalho esta bom,apesar de tanta tecnologia prejudicar o meio ambiente refere que o mundo esta cada vez mas globalizado no fator tecnologia que predomina em muitos lugares mas o exagero da tecnologia não é muito legal,e a diferença social que predomina como em lugares de menos urbanização ainda não possui a rede de internet para a população acessar,isso prejudica muito.
Luis FIlipe 8ºA